Nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a Quarta-Feira de Cinzas, dando início ao Tempo litúrgico da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Tempo forte de oração, de conversão, de penitencia, de esmola e de jejum.
– Por que 40 dias? O que representam esses 40 dias?
A representação litúrgica destes 40 dias é o “Tempo de Deserto”. Dentro da Palavra de Deus nós temos 2 passagens em que fica bem marcado esses 40 dias de deserto:
1ª vez é no livro do Êxodo, o povo quando foi libertado da escravidão do faraó caminhou pelo deserto até chegar a terra prometida (ficam 40 anos), 2ª vez é o período que Jesus ficou no deserto (jejuou durante 40 dias).
Quando pensamos em deserto o que nós imaginamos? – Um lugar com muita areia, sem vida e mais nada. Vejam bem, o deserto é o melhor lugar para encontrarmos com Deus. Se no deserto não há nada, Deus pode então habitar por inteiro.
Quando o povo de Israel caminhou sobre o deserto rumo a Terra Prometida eles ficaram mais próximos de Deus, confiando cada passo a providência Divina. Para Jesus vencer o mal, ele tinha que estar num lugar que nada o distrairia de sua missão, ou seja, um lugar onde Deus pode habitar por inteiro
Esses dois períodos representam a Quaresma que é o Período de Preparação do nosso coração para o que vem em seguida. Nós precisamos nos esvaziarmos de nós mesmos, vivermos esse deserto para fazermos essa experiencia com Deu e estarmos repletos do Espírito Santo. “É no deserto que conseguimos enfrentar o mal e vencer, por que é no deserto da nossa vida que conseguimos achar forçar para superar todo o mal”.
A Quaresma se inicia com a Quarta-feira de Cinzas e prolonga-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor, Isso significa que, na atual forma do rito romano, a Quaresma se encerra na Quinta-feira Santa, antes da Missa vespertina de lava-pés e da instituição da Eucaristia.
– Qual o significado das cinzas que nós recebemos na testa ou na cabeça na Quarta-feira de Cinzas?
A cinza colocada em nossa cabeça é um sinal de fé daquele e daquela que quer se aproximar de Deus com um coração puro. Na celebração da Santa Missa o Sacerdote faz uma cruz, com cinza. Durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Do mesmo modo, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, representando assim aquilo que nós realmente somos e dessa forma reconhecemos a nossa fragilidade.
Com as cinzas a Igreja quer nos mostrar que nós estamos neste mundo e nós não vamos viver neste mundo para sempre. A Igreja nos diz: prepara-te para a vida eterna, salva a tua alma. Porque a nossa felicidade não está aqui, ela está junto com Cristo no Reino dos Céus.
Também é importante lembrar que estas cinzas não são nenhum amuleto. Trata-se de um sacramental proveniente da queima dos ramos usados na celebração da missa de Domingo de Ramos do ano anterior.
A Quarta-Feira de Cinzas nos faz um convite: ela nos convida, dentro do tempo da Quaresma, a nos prepararmos para a maior de todas as celebrações da Igreja: a Ressurreição de Cristo, nossa Páscoa. Esse período de preparação se dá por 40 dias através da vivência do jejum, da oração e da caridade.
No Evangelho de São Mateus (6,1-6.16-18), Jesus apresenta três práticas muito significativas que nos permitem captar o sentido profundo desse tempo. O JEJUM: ao jejuar, purificamos não somente o nosso corpo, mas também o espírito. A ORAÇÃO: para expressar o nosso amor a Deus e o desejo de realizar a sua vontade. A CARIDADE: somos convidados a quebrar o nosso egoísmo e imitar a misericórdia de Deus, repartindo o pão com os necessitados.
Na Quaresma, não se colocam flores no altar, também se omite o “Aleluia” em todas as celebrações, desde o início da Quaresma até a Vigília Pascal. Há o costume de cobrir as cruzes e as imagens na igreja, desde o quinto domingo da Quaresma.
– Jejum e abstinência são necessários?
O jejum consiste em fazer uma refeição forte por dia, enquanto a abstinência consiste em não comer carne.
O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória
Sobre o jejum, a propósito, foi o próprio Senhor quem usou a imagem de um casamento para explicar o quando e o porquê de seus discípulos se mortificarem: “Virão dias em que lhes será tirado o esposo; então jejuarão nesses dias” (Lc 5, 35).
Qual a cor litúrgica Na Quaresma?
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Que esse tempo de Quaresma seja um período de profunda transformação espiritual, com um coração verdadeiramente contrito possamos nos arrependermos verdadeiramente de nossos pecados e que nós possamos nos aproximarmos mais de Deus e nos renovarmos em sua graça. Que possamos refletir sobre o sacrifício de Cristo e nos comprometermos a seguirmos os seus ensinamentos com o coração generoso e aberto.