Os Dominicanos, foram fundados por São Domingos de Gusmão em 1216, com o objetivo específico de se dedicarem à pregação do Evangelho no mundo inteiro: “Ide e anunciai o Evangelho a todos os povos”. (Mc. 16, 15). Por causa deste “carisma” da pregação foram chamados de “ORDEM DOS PREGADORES”.

O ideal de Domingos e de seus companheiros consiste em seguir a Cristo pobre, que se faz irmão de todos os homens e mulheres, a partir dos empobrecidos e marginalizados.

Vida comunitária

Domingos pertencia a uma rica família de nobres da Espanha, mas para seguir a Cristo, deixou tudo e se fez “humilde pregador do Evangelho”, vivendo de esmola e procurando convencer com o diálogo e o exemplo de vida. Ele procurava imitar a vida dos apóstolos e dos primeiros cristãos de Jerusalém que: “…eram um só coração e uma só alma… tinham tudo em comum… eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações e… com muito vigor, davam testemunho da ressurreição do Senhor.” (Atos dos Apóstolos).

Em pequenas ou grandes comunidades inseridas nos centros urbanos e no interior, partilhamos de forma democrática as experiências da consagração a Deus e os desafios da missão apostólica.

Oração e contemplação

O nosso dia é marcado por momentos comunitários e individuais de comunhão com Deus, na oração e na meditação da Palavra.

Estudo

A aplicação assídua ao estudo é para nós caminho de encontro com Cristo-Verdade (contemplação) e também exigência de amor aos irmãos. Estudamos para podermos ser úteis aos nossos irmãos e irmãs no mundo de hoje, sobretudo aos mais necessitados de pão e de amor.